quinta-feira, 24 de março de 2016

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

Comemoramos mais uma Páscoa. A equipe de Psicologia fez uma bela oficina sobre o valor dos sentimentos que afloram durante o período das Páscoa. Finalizamos nossa manhã com um gostoso café da manhã.
 Transcrevemos a seguir o maravilhoso texto escrito em 23/3/2016 por Henriete Peres para sua coluna Belalma no Jornal O Fluminense:
 “Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem significado diferente. Enquanto para o judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade. A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pascha” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera, que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março.Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther ou Easter em inglês. Ostera é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostera equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana é Ceres. Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados. Que esse tempo de libertação e luz venha a clarear nossas vidas e principalmente os nossos valores espirituais!”











Um comentário:

Deixe seu comentário e logo que puder, nós entraremos em contato.

Assessoria de Imprensa da ADAMA - Associação de Amigos da Mama